Dúvidas? Sugestões? Elogios? Escreva para ocotidianocristao@gmail.com

Dúvidas? Críticas? Sugestões? Elogios? Escreva para: ocotidianocristao@gmail.com

Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

O cristão pode ter medo do escuro?


O cristão pode ter medo do escuro? -
por Filipe Luiz C. Machado


Amados, reconheço que esse tema pode parecer um tanto infantil ou não merecedor de tempo despendido para que seja analisado, porém, gostaria de fazer algumas observações sobre o porquê de alguns cristãos temerem esse "mal".

Não sei você, mas eu já participei de vários acampamentos com amigos - alguns deles no meio do mato e outros chamados de "acampa-dentro", ou seja, íamos até algum local retirado e acampávamos dentro de uma casa ou galpão e tínhamos as atividades fora desse local.

Um fato que sempre permeava entre os ali encontrados era o "medo" de ter de ir e/ou voltar sozinho no meio do mato e no escuro. Não sei exatamente o porquê de muitos temerem isso, talvez seja porque os noticiários espalham notícias ruins sobre assassinato, estupros, sequestro e outras coisas e isso tenha levado tais pessoas a temerem esse tipo de lugar. Mas o que leva alguém que professa a fé cristã temer algo além disso?

Receio que muitos hoje em dia - mesmo não estando acampados em determinado lugar - temam o escuro pois associam-o ao mal inerente, às coisas ocultas ou até mesmo ao próprio diabo.

Não tenho estatísticas para dizer qual a porcentagem de crentes que temem andarem sozinhos no escuro com medo de algum demônio lhes aperecer ou algo semelhante, mas uma coisa sei: existem muitos por aí.

Em Is 8.12,13 lemos: "Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis. Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro." É interessante notarmos que o profeta diz para que tenhamos temor não do diabo e das coisas que o mundo tem medo - e é claro, conforme diz a passagem e seu contexto, não devemos crer em tudo aquilo que o mundo crê, também de igual modo não devemos nos aliar aos seus pensamentos fúteis e vis - mas sim que devemos temer tão somente a Deus.

Jesus também disse aos seus discípulos - após exortá-los de que viriam a ser perseguidos, mas que deveriam permanecer ao chamado que lhes fôra proposto: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Mt 10.28).

Portanto, que não venhamos a temer mal algum, que não nos amedrontemos diante da falta de luz natural, mas que sejamos cônscios de que o temor devido é somente a Deus. Que o Senhor nos instrua na certeza de que a verdadeira luz de Cristo brilha sobre seus filhos, de modo que "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda" (Sl 91.10).

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...